Blog
Como funciona a vistoria de imóveis?
Antes de adquirir, vender ou alugar um imóvel, deve-se adotar uma prática fundamental: a vistoria de imóveis.

A Essencial Brasil preparou um conteúdo especial sobre o tema, alertando sobre esse passo antes de realizar a assinatura do contrato.
Qual a importância da vistoria de imóveis?
De acordo com Ricardo Silva, gestor responsável pela Gestão Continuada da Essencial Brasil, a vistoria é um documento que detalha o estado do imóvel, no que diz respeito à sua infraestrutura, sistemas, acabamentos, vulnerabilidades, entre outros assuntos.
“Sua importância está no registro formal de como [o imóvel] está sendo entregue ou gerido, podendo servir de base para futura comparação”, completa. Portanto, essa análise traz mais segurança para o processo de compra, venda ou aluguel de uma propriedade.
O que inserir no laudo de vistoria de imóvel?
Nesse processo de averiguação, é gerado o laudo ou termo de vistoria de imóvel, composto por fotos e descrições dos itens, para facilitar a visão do estado do imóvel ou de uma situação pontual. Através desse registro visual, é possível constatar detalhes estabelecidos no contrato, como o nível de conservação da propriedade.
Alguns pontos fundamentais para incluir seu termo de vistoria de imóvel são:
- ► Vazamentos e/ou infiltrações;
 - ► Dimensões do imóvel;
 - ► Condições da mobília para o caso de imóveis mobiliados;
 - ► Instalação elétrica;
 - ► Instalação hidráulica;
 - ► Pintura;
 - ► Rachaduras;
 - ► Pisos, revestimentos e forros;
 - ► Janelas e portas;
 - ► Nivelamento.
 
Segundo Ricardo, a Essencial atua através de profissionais qualificados e de forma personalizada, atendendo as demandas de seus clientes de acordo com a necessidade. “Nosso objetivo é dar clareza sobre as informações requeridas em cada vistoria”, aponta.
Conheça o nosso serviço de Administração e Gestão Especializada de imóveis urbanos, rurais e condomínios logísticos.